Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42717

Compartilhe esta página

Título: Conhecimentos de semelhança de polígonos e seu ensino: um estudo diagnóstico com professores de matemática.
Autor(es): SOUZA, José Adeilton Cordeiro de
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Polígonos; Professores de matemática
Data do documento: 18-Dez-2018
Citação: SOUZA, José Adeilton Cordeiro de. Conhecimentos de semelhança de polígonos e seu ensino: um estudo diagnóstico com professores de matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: Identificar os conhecimentos comuns e específicos de um certo profissional sobre as áreas pertinentes ao seu exercício, poderá contribuir para as novas gerações que estarão por vim. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi de investigar os conhecimentos dos professores de matemática sobre o conteúdo de Semelhança de Polígonos e o seu ensino nos anos finais do Ensino Fundamental. Os sujeitos, foram cinco professores de matemática de uma cidade do agreste (centro norte) pernambucano, todos vinculados a rede estadual de ensino de Pernambuco. Esta pesquisa, propôs uma investigação qualitativa em que os passos metodológicos foram divididos em três momentos, utilizando a entrevista semiestruturada e o questionário como instrumentos de coleta de dados. Sendo assim, distribuímos durante os capítulos, as justificativas e estudos realizados sobre a formação docente, perspectivas de ensino, conhecimentos necessários/esperados dos professores de matemática, análise de documentos curriculares oficiais e livros didáticos de matemática, como também, discussões sobre as pesquisas de Amorim (2017), Ball, Thames e Phelps (2008), Barros (2008 ), Menezes (1995), Ponte (1992, 2002), Pimenta (2002), Rocha (2011) e Tardif (2002). Ainda neste trabalho abordamos conceitos inerentes a Semelhança de Polígonos e a Homotetia, elencamos alguns procedimentos para o ensino e alguns parâmetros utilizados para análise dos dados coletados. De modo geral, observamos que a maioria dos professores apresentaram um baixo desempenho na resolução do questionário sobre os conhecimentos específicos do conteúdo, cometendo erros e desconhecendo conceitos básicos, no entanto, percebemos que os docentes possuem apenas o domínio dos conhecimentos comuns do assunto e enfatizamos a necessidade de uma discussão mais aprofundada sobre os conhecimentos específicos e didáticos de Semelhança de Polígonos na formação inicial e continuada dos professores de matemática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42717
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUZA, José Adeilton Cordeiro de.pdf2,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons